CORRIDA POR RECURSOS

Relatório diz que EUA estão perdendo a disputa pelo Ártico

Documento pede uma abordagem mais estratégica para a região (Foto: Flickr/U.S. Geological Survey)

Os Estados Unidos correm o risco de perder a batalha pelo Ártico para a China e a Rússia. O alerta é de um relatório publicado na quarta-feira, 22, pelo Conselho de Relações Exteriores. Com sede em Nova York, o conselho é um órgão privado e apartidário, destinado a alertar o governo para questões internacionais.

A temperatura no Ártico vem aumentando a um ritmo quase duas vezes mais rápido que outras regiões do planeta. Conforme o gelo derrete, surge gradualmente a possibilidade de explorar novas rotas marítimas, reservas de hidrocarbonetos e pesca na região. Países como a China e a Rússia tratam o derretimento do Ártico como uma nova “corrida do ouro”, tentando maximizar seu acesso às fontes abundantes de recursos.

Segundo o conselho, os EUA estão ficando para trás nessa disputa, pois atualmente a política do país para a região é centrada em questões científicas, ambientais e energéticas. “Esses tópicos permanecem importantes, mas o aumento da atividade de outros países requer uma abordagem mais estratégica da política dos EUA para a região”, diz o relatório.

O documento faz um forte apelo para que o Senado americano assine a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, um tratado assinado por 160 países que determina as regras para negociar o acesso a recursos marítimos. O tratado foi apoiado pelos governos de George W. Bush e Barack Obama, mas o Senado americano se recusou a ratifica-lo. Enquanto isso não acontecer, os EUA permanecem fora das negociações para exploração dos recursos.

O relatório alerta ainda para o aumento de tensão entre EUA e Rússia que a disputa pelo Ártico pode causar. “Hoje, as ações da Rússia no Ártico demandam uma observação rigorosa e o crescente aumento de tensão entre EUA e Rússia em outras regiões pode afetar a relação dos países no Ártico”.Bloomberg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação