RELAÇÕES EXTERIORES

Itamaraty anuncia remanejo de diplomatas em postos cobiçados

A medida tem como finalidade reequilibrar o número de diplomatas no Brasil e no exterior (Foto: Wikimedia)

O Ministério das Relações Exteriores iniciou um processo para reduzir o número de diplomatas nos chamados postos A, os mais cobiçados e de maior custo – o caso de embaixadas e consulados em Nova York, Londres e Paris. A medida tem como finalidade reequilibrar o número de diplomatas no Brasil e no exterior.

De acordo com o Itamaraty, há uma sobra de diplomatas em postos A, enquanto faltam quadros para preencher vagas em postos D, os menos procurados. É o caso das embaixadas brasileiras em Freetown, capital de Serra Leoa, Bagdá, no Iraque e Pyongyang, Coreia do Norte.

Nesta segunda-feira, 27, o ministério enviou uma circular aos pontos onde há um numero considerado suficiente ou excessivo de diplomatas. Nela, o Itamaraty pede detalhes das funções de cada integrante do posto e a partir daí decidirá onde serão feitos os cortes.

Logo após assumir o Ministério das Relações Exteriores em 2016, José Serra pediu um estudo para avaliar o custo e a utilidade de postos diplomáticos, principalmente na África e no Caribe, abertos durante os governos Lula (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016), para eventualmente fechá-la.

No entanto, a ideia de fechar postos traria grandes despesas ao governo brasileiro envolvendo ações trabalhistas e quebras de contrato, além de ter custo político. Dessa forma, a redução de cargos em postos nobres aparece como uma solução mais viável para o déficit de diplomatas em Brasília e em postos D.

A proposta de redução tem gerado insatisfação entre os diplomatas, já que pelas novas regras eles seriam obrigados a trabalhar em um posto D após servir três anos em um posto A e mais três em um posto B, como Liubliana, capital da Eslovênia. Eles consideram que a medida restringiria a possibilidade de trabalhar em postos mais cobiçados.

O Itamaraty afirma que nenhum diplomata será retirado de sua função até cumprir seu ciclo em uma embaixada e que, dessa forma, será um processo a longo prazo.Valor Econômico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação