JAPÃO / INICIATIVA

Japão oferece desconto funerário para idosos que deixem de dirigir

Em 2015, quase 4,8 milhões de motoristas no Japão tinham mais de 75 anos (Foto: Pixabay)

As autoridades japonesas estão tentando incentivar os idosos a desistirem de dirigir depois de uma recente série de acidentes, alguns deles envolvendo motoristas que confundiram o pedal do acelerador com o do freio. A última iniciativa foi a da província de Aichi, onde uma companhia que dirige 89 funerárias está oferecendo 15% de desconto para aqueles que abrirem mão de sua carteira de motorista.

Para conseguir o benefício, os idosos precisam entregar sua carteira de motorista na delegacia local, que apoia a iniciativa. O desconto pode ser estendido para membros da família, inclusive aqueles que vivem fora da província.

Segundo o Japan Times, quase 4,8 milhões de motoristas no país tinham mais de 75 anos em 2015. Esta quantidade era duas vezes maior que na década anterior. O número de acidentes fatais envolvendo idosos também subiu.

Iniciativas parecidas estão acontecendo em outros lugares do Japão. No entanto, as outras não são tão mórbidas. Algumas envolvem descontos em corridas de táxi ou em casas públicas de banho (antigamente, muitas casas no Japão não tinham banheiras. Então, as casas de banho se tornaram populares. Até hoje, elas são tradicionais no país).BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação