RELIGIOSIDADES / RIOS SAGRADOS

Rios Ganges e Yamuna ganham status de ‘entidade humana viva’

Os rios Ganges e Yamuna serão considerados entidades com o estatuto de pessoa legal (Foto: Wikimedia)

A justiça indiana decidiu dar o status de “entidade humana viva” para dois rios no país considerados sagrados, o Ganges e o Yamuna. A medida tem como finalidade combater de forma mais eficiente a poluição.

A partir de agora, os rios Ganges e Yamuna, onde a população hindu pratica seus rituais religiosos, serão considerados entidades com o estatuto de pessoa legal, com os direitos correspondentes.

A decisão da Alta Corte do estado de Uttarakhand, no Norte do país, foi divulgada poucos dias após a Nova Zelândia reconhecer como entidade viva o rio Whanganui, adorado pela tribo dos maoris, sendo o primeiro rio do mundo a receber esse status. “A situação requer medidas extraordinárias para preservar e conservar estes rios”, afirmou o tribunal indiano para justificar a medida.

Diariamente, milhares de peregrinos hindus praticam rituais tradicionais ou espalham as cinzas de seus entes queridos nas águas do rio Ganges, o de maior comprimento do país. Entretanto, a industrialização e a rápida urbanização contribuiu para que ele se tornasse também um dos mais poluídos.

“Ambos os rios são centrais para a existência de metade da população indiana, sua saúde e bem estar. Eles fornecem sustentação física e espiritual a todos nós desde tempos imemoriais”, afirmou a Alta Corte indiana.

Ativistas acreditam que a decisão judicial acelerará os esforços para despoluir os rios. Duas autoridades de estado foram indicadas como “guardiões legais” dos rios e irão representar seus direitos nos tribunais.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação