VOOS INTERNACIONAIS

EUA proibirão aparelhos eletrônicos em voos de oito países

Estima-se que a medida afete em torno de 50 voos internacionais por dia (Foto: Wikimedia)

O governo do presidente Donald Trump proibiu que passageiros provenientes de dez aeroportos em oito países, de maioria muçulmana, portem aparelhos eletrônicos maiores que um celular dentro do avião, alegando risco de atentados terroristas em voos comerciais. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 20, pela companhia aérea Royal Jordanian.

A nova regra entrará em vigor nesta terça-feira, 21, e nove companhias aéreas desses países terão um prazo de 96 horas para adotar as medidas de segurança. As restrições serão aplicadas somente aos passageiros e não terão efeito para a tripulação do voo. Além disso, a regra vale apenas para companhias aéreas estrangeiras que realizem voos para os Estados Unidos, e não para as companhias americanas.

A lista de eletrônicos proibidos pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos inclui laptops, tablets, câmeras, impressoras portáteis, videogames, entre outros. Segundo a Royal Jordanian, itens médicos estão isentos da proibição e os demais aparelhos poderão viajar, mas eles devem ser embalados na bagagem despachada.

As autoridades estimam que a medida afete em torno de 50 voos internacionais por dia nos aeroportos de Amã (Jordânia), Cidade do Kuwait (Kuwait), Cairo (Egito), Istambul (Turquia), Jeddah e Riad (Arábia Saudita), Casablanca (Marrocos), Doha (Qatar) e Dubai e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).

Autoridades da Segurança Interna americana não citam um possível ataque terrorista de um grupo específico como o motivador da ação do governo. Eles alegam, de forma generalizada, que extremistas têm interesse contínuo em promover ataques com alvos na aviação americana.

New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação