CUBA / APOSENTADORIA

Cuba tem aposentadoria ‘imaginária’, diz ‘Economist’

Em Cuba, a expectativa de vida ao nascer é de 79 anos, enquanto os brasileiros vivem, em média, até os 76 anos (Foto: Pixabay)

O paraíso socialista, supostamente, oferece à sua população uma rede de segurança social do berço ao túmulo. Mas a rede está cheia de buracos. Embora Cuba tenha um dos sistemas de aposentadoria mais abrangentes e antigos da região, nos últimos anos o benefício se tornou “imaginário” porque os valores são minúsculos, diz uma reportagem da última edição da revista Economist.

A título de comparação, o sistema previdenciário brasileiro é considerado um dos mais generosos do mundo. No mês passado, a mesma revista Economist fez uma análise do sistema previdenciário brasileiro que publicamos aqui. Ela reconhece o rombo na previdência e a necessidade de uma reforma para impedir, por exemplo, que alguns brasileiros se aposentem por tempo de contribuição aos 50 anos e que viúvos e viúvas embolsem o valor integral das pensões de seus falecidos cônjuges.

No caso de Cuba, pensões foram congeladas e os valores consumidos pela inflação quando a economia cubana estacionou, diz a revista. O governo não fez as reformas econômicas necessárias e também parou de receber petróleo barato da Venezuela. A revista menciona o caso do geneticista Norberto Mesa, de 66 anos, que virou manobrista para complementar a aposentadoria de 340 pesos (cerca de R$ 40!) que recebe do governo. Com o emprego consegue 4 mil pesos (cerca de R$475) a mais por mês.

De acordo com as estatísticas mais recentes do governo da Ilha, a partir de 2010 um terço dos cubanos que passaram da idade de se aposentar continuava trabalhando. Três quintos dos idosos declararam que muitas vezes tem de se virar sem algumas necessidades básicas. Curiosamente, apesar de toda a generosidade do sistema previdenciário brasileiro, segundo uma pesquisa divulgada em setembro do ano passado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de um terço dos brasileiros que se aposentam continuam trabalhando também. Considerando o percentual de aposentados que tem entre 60 e 70 anos, esse percentual sobe para 44,2%.

Não é só em Cuba que idosos podem ser vistos nas ruas vendendo jornais e amendoins, ou catando latas para reciclagem. A revista menciona que muitos idosos em Cuba estão esfregando pisos em casas ricas ou cozinhando para um número crescente de restaurantes e padarias, mas no Brasil não é diferente.

Em Cuba, a expectativa de vida ao nascer é de 79 anos, enquanto os brasileiros vivem, em média, até os 76 anos. Os cubanos com mais de 65 anos agora compõem 14% da população. No Brasil, eles são 8,5% da população, atualmente.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação