TRANSPORTE URBANO

Por que as grandes cidades precisam do Uber

O aplicativo que conecta motoristas e passageiros é barato, prático, confiável e seguro (Foto: Flickr)

O sistema de licenciamento de táxis é capcioso. Muitas cidades diminuem o número de licenças concedidas, com o objetivo de favorecer os motoristas e não os passageiros. A cidade de Nova York é um exemplo de um lugar onde a oferta de táxis era propositalmente inferior à demanda. Em 2014, as licenças para dirigir um táxi amarelo valiam mais de US$1 milhão. Qualquer pessoa que tentasse encontrar um táxi em uma manhã chuvosa em Manhattan teria a impressão que os taxistas faziam uma guerra silenciosa contra os passageiros.

Mas novas empresas como Uber mudaram o conceito de transporte de passageiros e são bem-sucedidas porque investem no conforto dos clientes. O aplicativo que conecta motoristas e passageiros é barato, prático, confiável e seguro. E, por esse motivo, os motoristas de táxi odeiam essas empresas.

As grandes cidades no mundo inteiro, de Londres a Hong Kong, assistiram a protestos de taxistas, muitas vezes apoiados por sindicatos poderosos, em uma tentativa de proteger seus cartéis. Felizmente para os passageiros quase todos fracassaram. Quando o Uber começou a oferecer seus serviços em cidades como Nova York, o preço das licenças de táxi diminuiu, assim como o número de pessoas na chuva à espera de um táxi. Mas o aplicativo ainda é proibido em alguns países.

A Espanha é o único grande país na Europa em que o Uber é proibido de operar. Em 2014, um juiz declarou que a empresa representava uma concorrência desleal aos taxistas. Desde então, o Uber tem tentado oferecer seus serviços em Barcelona e outras cidades. Os motoristas de táxi, como em outros lugares, estão resistindo à perda do controle hegemônico do mercado de transporte de passageiros.The Economist

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