OPERAÇÃO CARNE FRACA

China retoma importação de carne brasileira

Retomada da entrada, no entanto, terá algumas restrições (Foto: EBC)

A China reabriu seu mercado para a importação de carne brasileira e vai retomar nesse segunda-feira, 27, os procedimentos aduaneiros para a entrada do produto no país. A informação ainda não foi anunciada oficialmente, mas foi confirmada ao jornal Estado de S. Paulo pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Há quase uma semana, o país suspendeu a entrada da carne brasileira em resposta às denúncias da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. Desde então, todos os carregamentos que chegaram ao país ficaram retidos nos portos chineses.

A retomada da entrada, no entanto, terá algumas restrições: serão bloqueados os produtos fabricados na SIF350, planta da JBS localizada na Lapa, no Paraná, e produtos cujos certificados foram assinados por pessoas investigadas pela operação. “São sete fiscais que têm problema, e todas as cargas que eles assinaram estão suspensas. O resto está liberado”, disse Maggi.

A notícia foi um alivio para o governo, que nos últimos dias vem se empenhando para retomar a confiança dos importadores em relação à carne brasileira. Além disso, o governo espera que a decisão de Pequim influencie a União Europeia, a região administrativa de Hong Kong e mais 14 países que suspenderam a entrada da carne brasileira.

Maggi acredita que o próximo governo a liberar a entrada do produto será o de Hong Kong. “Acho que Hong Kong, como é um entreposto, tem muito mercado com a China. Se a China nos liberou, não tem porque eles nos manterem suspensos. Foi importante por todo o trabalho que foi feito essa semana”, disse o ministro.Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação