EUA - Automatização elimina apenas uma função nos últimos 60 anos

São pouquíssimos os que podem ser inteiramente substituídos (Foto: Wikimedia)

Apenas um dos 270 trabalhos listados no censo americano de 1950 foi completamente eliminado pela automatização das funções, de acordo com um estudo publicado pelo economista James Bessen. A função eliminada: ascensorista.

No estudo, Bessen concluiu que mesmo que o governo tenha parado de incluir outras funções na lista de 1950, devido a fatores como obsolescência tecnológica (operadores de telégrafo), apenas o trabalho de ascensorista foi eliminado totalmente por conta da automatização.

É provável que o padrão dos últimos 60 anos continue. Mesmo que quase todos os trabalhos atuais tenham algum aspecto que possa ser automatizado pela tecnologia, são pouquíssimos os que podem ser inteiramente substituídos.

“Esta distinção é importante porque implica resultados econômicos muito diferentes”, escreveu Bessen em um artigo no ano passado. “Se um trabalho é completamente automatizado, então a automatização necessariamente reduz empregos. Mas se um trabalho é apenas parcialmente automatizado, empregos continuam a ser criados.”

Foi o que aconteceu com o avanço da indústria têxtil durante a Revolução Industrial, por exemplo. O preço do tecido baixou, mais pessoas compraram e fábricas contrataram mais pessoas para suprir a demanda, mesmo que cada trabalhador pudesse, com a ajuda de máquinas, ser muito mais produtivo. Quartz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação