NARCOTRÁFICO - Produção de cocaína na Colômbia atinge maior nível em 20 anos

Área de cultivo de coca atingiu a marca de 188 mil hectares em 2016 (Foto: Wikimedia)

Um relatório divulgado pela Casa Branca na ultima terça-feira, 14, revelou que a produção de cocaína na Colômbia atingiu seu nível mais alto nos últimos 20 anos, mesmo com os esforços do governo dos Estados Unidos para acabar com o narcotráfico no país.

De acordo com o governo americano, a área destinada ao cultivo da droga no país aumentou 18% de 2015 para 2016, atingindo a marca de 188 mil hectares (1,8 mil km²) de plantações de coca. Além disso, em 2015 foi registrada o maior aumento na produção, quando subiu 42% em relação ao ano anterior. É o maior número desde 1994, cinco anos antes do Plano Colômbia implementado pelos Estados Unidos.

Quando o governo americano iniciou o combate às drogas na Colômbia, o país tinha 123 mil hectares de coca e os números dispararam até 2001, quando foram registrados 170 mil hectares – a maior marca até então.

A alta no cultivo da coca é atribuída em parte ao fim da fumigação das áreas de plantio. A prática foi suspensa em 2014 pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos por conta dos riscos à saúde das populações vizinhas dessas plantações.

Incentivo aos produtores

No entanto, outro fator é apontado como decisivo para esse crescimento: o acordo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Um dos pontos do acordo previa que as áreas destinadas ao cultivo da coca, controladas pela guerrilha, fossem substituídas por plantações de culturas alternativas e que o governo pagaria subsídios aos produtores que aderissem à prática.

As autoridades americanas alertam, entretanto, que o acordo teve um efeito inverso e incentivou camponeses a plantarem coca, sabendo que depois serão compensados com os subsídios do governo quando decidirem plantar batatas e frutas. As principais áreas de cultivo estão localizadas em zonas remotas do país, como Puerto Bello, no sul.

Segundo o governo colombiano, desde a assinatura do acordo de paz, cerca de 55 mil famílias se comprometeram a abandonar o plantio de coca. Atualmente, mais de 82 mil famílias vivem da produção da droga.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação