AQUECIMENTO GLOBAL- Ursos polares buscam refúgio no Alasca

O gelo do Ártico está derretendo numa velocidade que até os cientistas estão achando surpreendente (Foto: Pixabay)

Quem chega a Kaktovik, no Alasca, no começo do outono, pode achar que os ursos polares não estão em risco, já que ali há vários. Cientistas já chegaram a contar 80 ursos polares nas redondezas nesta época do ano, que coincide com a caça de baleia do povo Inupiat (nômades que habitam a costa ocidental do Alasca desde tempos pré-históricos). No entanto, o grande número de ursos polares ali demonstra exatamente o contrário, o quão em perigo esses animais estão. Eles são refugiados das mudanças climáticas.

O gelo do Ártico está derretendo numa velocidade que até os cientistas estão achando surpreendente. Em novembro, a extensão de gelo do mar Ártico foi a menor já registrada para aquele mês.

Dezenove subpopulações de ursos polares habitam cinco países: Canadá, Estados Unidos, Noruega, Groelândia e Rússia. Destas, três, incluindo os ursos polares do sul do mar de Beaufort, estão caindo em número. Seis outras estão estáveis, enquanto uma está crescendo. Em relação às outras nove, os cientistas têm tão pouca informação que são incapazes de avaliar os números. Por isso, concluíram que os ursos polares devem continuar como “vulneráveis” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

No entanto, os cientistas estão percebendo mudanças sutis como as condições físicas dos animais, o tamanho deles e a reprodução. Eles estão relacionando algumas dessas mudanças ao derretimento do gelo em lugares onde os ursos polares vivem.The New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação