CIÊNCIA - Voz infantil pode ajudar desenvolvimento cerebral dos bebês

Bebês respondem melhor a interações quando eles são acompanhados de um contato visual (Foto: Pixabay)

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, estão fazendo uma pesquisa com bebês e suas mães para entenderem o desenvolvimento do cérebro das crianças. E eles estão percebendo que usar voz infantil para falar com bebê pode sim ser útil.

Os pesquisadores, então, estão escaneando os cérebros dos bebês e de suas mães enquanto ambos estão interagindo e fazendo novas atividades para ver quando as conexões importantes começam a ser formadas no cérebro, como quando um bebê passa a reconhecer a voz da mãe.

As ondas cerebrais das crianças precisam estar em sintonia com as das mães para que a assimilação de informação ocorra de maneira mais eficiente. Segundo Victoria Leong, que está liderando o estudo, a pesquisa tem mostrado que os bebês tendem a aprender melhor quando as mães se comunicam com eles usando uma voz bem calma e tranquila, que até imita um pouco o jeito dos próprios bebês. Ela costuma chamar essa língua de “motherese” (linguagem de mãe, em tradução livre). Além disso, rimas musicais infantis também são uma forma efetiva de sincronizar o cérebro das mães com o dos bebês.

“Pode soar estranho para nós, mas os bebês realmente amam ouvir o ‘motherese’, até mais do que o estilo adulto normal de falar. Prende a atenção deles melhor e também soa mais claro. Então já sabemos que, quanto mais o bebê ouvir ‘motherese’, melhor será o desenvolvimento de sua linguagem”, explicou.

Além disso, os bebês precisam se sentir seguros e amados para que as conexões no cérebro se formem propriamente, levando ao aprendizado efetivo. A equipe também descobriu que os bebês respondem melhor a interações quando eles são acompanhados de um contato visual, no olhar, mais prolongado.Folha de S.Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação