MEIO AMBIENTE - Mais um alerta...

Florestas brasileiras perderam vegetação equivalente a 5 DFs em dois anos


O desmatamento reduziu o número de florestas brasileiras em 0,8% entre 2012 e 2014. Isso representa uma área de 24,9 mil quilômetros quadrados, cinco vezes o território do Distrito Federal. Apesar do número alarmante, o valor representa uma desaceleração do desflorestamento se comparado ao registrado no período anterior, - entre 2010 e 2012 -, quando a área florestal do país diminuiu 1,8%. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira, (28/12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A redução das pastagens naturais se intensificou e passou de 7,8%, entre 2010 e 2012, para 9,4%, entre 2012 e 2014. De acordo com o IBGE, a agricultura foi uma das principais causadoras das alterações no uso da terra no país. A expansão das áreas dedicadas a essa atividade econômica foi de 8,2% entre 2012 e 2014, um pouco abaixo do índice registrado no biênio anterior, quando o IBGE registrou um aumento da área dedicada à agricultura de 8,6%.


O mapeamento também destaca que as mudanças não ocorreram de forma homogênea pelo país. Nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, especialmente nos locais inseridos no bioma Mata atlântica, o processo de ocupação é mais antigo e as formas de cobertura e uso da terra são mais estáveis, logo são menos suscetíveis a mudanças se comparado com as regiões Norte e Centro-Oeste.CB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação