PEDIDO DE INDENIZAÇÃO - Lula processa procurador da Lava Jato por danos morais

Deltan Dallagnol durante entrevista coletiva convocada pelo MPF em setembro (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Os advogados do ex-presidente Lula protocolaram nesta quinta-feira, 15, na Justiça uma ação com pedido de indenização por danos morais contra o coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, o procurador Deltan Dallagnol.

A defesa de Lula pede uma indenização no valor de R$ 1 milhão e acusa Dallagnol de ter promovido “ataques à honra, imagem e reputação” do ex-presidente durante uma coletiva de imprensa convocada pelo Ministério Público Federal em setembro.

Na ocasião, o procurador apresentou uma denúncia da Lava Jato contra Lula, exibindo uma apresentação em Power Point com diversas setas que apontavam para o nome do ex-presidente, localizado no centro do diagrama. Dallagnol afirmou ainda que Lula seria o “comandante máximo do esquema de corrupção” investigado pela Lava Jato. Ainda de acordo com a denúncia, o ex-presidente teria atuado, junto com a empreiteira OAS, no desvio de pelo menos R$ 87,6 milhões da Petrobras.

Em nota divulgada nesta quinta, os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins ressaltam que “nenhum cidadão pode receber o tratamento que foi dispensado a Lula pelo procurador da República Dallagnol, muito menos antes que haja um julgamento justo e imparcial. O processo penal não autoriza que autoridades exponham a imagem, a honra e a reputação das pessoas acusadas, muito menos em rede nacional e com termos e adjetivações manifestamente ofensivas”.

A assessoria de imprensa da Procuradoria da República no Paraná informou que Deltan Dallagnol não irá se pronunciar enquanto não for comunicado oficialmente sobre o processo.Uol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação