NEGOCIAÇÃO POLÍTICA - Turquia e Rússia anunciam acordo de cessar-fogo na Síria

O conflito na Síria já dura seis anos (Fonte: Reprodução/Sana)

A agência turca Anadolu informou nesta quarta-feira, 28 que a Turquia e a Rússia fizeram um acordo de cessar-fogo por toda a Síria.

Ainda de acordo com a agência turca, o acordo visa estender o cessar-fogo estabelecido em Alepo por todo o país, excluindo, no entanto, os “grupos terroristas”.

O acordo deve servir como base para uma negociação política entre o regime sírio e a oposição que Moscou e Ancara visam organizar em Astana, no Cazaquistão.

Caso o cessar-fogo seja respeitado, o regime sírio se compromete a iniciar negociações com todas as forças da oposição a Damasco, com exceção dos grupos considerados terroristas. Desta forma, organizações políticas curdas, como PYD, Partido da União Democrática e as Unidades de Proteção do Povo, que combatem o Estado Islâmico no norte da Síria, podem ser excluídas das negociações.

A Turquia e a Rússia iniciaram há cerca de duas semanas os primeiros contatos para uma trégua em Alepo. O conflito na Síria já dura seis anos. Durante o período, vários acordos de cessar-fogo já foram violados.RTP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação