FRANÇA -Primeira estrada feita de painéis solares é inaugurada na França


O caminho para a sustentabilidade pode ter acabado de ganhar mais uma aliada: na pequena cidade francesa de Tourouvre-au-Perche, a primeira estrada feita de painéis solares foi inaugurada nesta semana. A rota, chamada Wattway, tem apenas 1 km, mas isso pode ser o suficiente para manter as ruas do vilarejo iluminadas.

Esta é a expectativa dos criadores, que investiram 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 17 milhões) nos 2,8 mil metros quadrados de painéis geradores de energia. O período de teste vai durar dois anos; a estimativa é de que 2 mil motoristas andem na estrada a cada dia. Tourouvre-au-Perche tem quase 3,4 mil habitantes.

Uma experiência parecida foi realizada nos Países Baixos em 2014, mas com uma ciclovia. Os painéis geraram 3 mil kWh de energia - bem menos do que poderia ser gerado com os gastos da construção. Além disso, a região em que fica a rodovia tem incidência solar fraca: apenas 44 dias de alta exposição ao sol.

Por esses motivos, críticos apontam que a experiência pode não valer tanto a pena. Marc Jedliczka, presidente da Rede para Transição Elétrica (CLER) afirmou ao jornal francês Le Monde que, apesar de a construção da estrada ser uma grande inovação, há outras prioridades além de um “instrumento que nós temos mais certeza de que é caro” e não eficiente. Outro fator levantado como ponto de dúvida é a durabilidade da rodovia, que ainda é desconhecida.

A empresa responsável pela idealização e construção da Wattway espera diminuir os custos de produção. Além disso, afirma já ter outros 100 projetos similares na França e em outros países.CB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação