MEIO AMBIENTE - Peru e Bolívia prometem limpar lago Titicaca

Lago Titicaca fica entre a Bolívia e o Peru (Foto: Wikimedia)

O lago Titicaca, que fica entre a Bolívia e o Peru, é considerado o lago navegável mais alto do mundo. Apesar de famoso, ele está em risco. Atualmente, já está cheio de espuma e seu cheiro é ruim.

O Titicaca é fonte de sobrevivência dos Uros, um povo pré-colombiano que fez ilhas artificias no lago para viver com maior segurança. As famílias vivem da pesca e da caça para sobreviver, e atualmente, também do turismo.

Ilha artificial dos Uros (Foto: Wikimedia)

As ilhas, as casas e os barcos dos Uros são feitos com totoras, uma planta aquática. Ou seja, basicamente, tudo que os Uros precisam para sobreviver vem do Titicaca: as totoras, os peixes que eles comem, a água que eles bebem. Por isso, a contaminação desse lago pode ameaçar seu estilo de vida.

A contaminação tem relação com as cidades ao redor do lago. A peruana Puno, por exemplo, virou uma cidade de 120 mil pessoas, enquanto sua rede de esgoto só suporta um terço deste número. Mas nem toda contaminação é visível: no rio Ramis, um afluente do lago, foi encontrado alto nível de mercúrio, que provavelmente vem da mineração de ouro na região.

O engenheiro Alfredo Mammani Salinas, que trabalha para a Autoridade Binacional do Lago Titicaca, que monitora o lago, diz que eles ainda estão no processo de saber o quão contaminado o lago está.

Em novembro, o presidente peruano Padro Pablo Kuczynski, que assumiu em julho, concordou com o presidente boliviano Evo Morales em começar um plano de US$ 500 milhões para limpar o lago.

O primeiro passo, com um custo estimado de US$ 63 milhões, é construir dez instalações de tratamento de água para assegurar que a água que entre no lago esteja livre de resíduos industriais e esgoto.

A promessa de tratamento da água é uma esperança para os Uros. Joel Porcela, que vive com a família nas ilhas artificiais, acredita que o novo presidente vai fazer um bom trabalho para limpar o lago, porque ele cresceu na área. “Ele entende o problema que nós temos.”

Além da contaminação, existe outra grande questão. Em novembro de 2015, o lago Poopo, na Bolívia, secou, e o que sobrou foi uma planície de sal, como o Salar de Uyuni, na Bolívia. Assim como o Poopo, o lago Titicaca também está diminuindo, algo que já pode ser claramente visto nas fotos de satélite.

Todos os dias os Uros levam barcos cheios de turistas para suas ilhas. Apesar de contar sobre suas tradições, eles normalmente não falam sobre a contaminação do lago. Mas Porcela diz que quando um turista joga uma garrafa no lago, ele fica com raiva. “Sem o turismo nestas ilhas, nós provavelmente não existiríamos mais. Mas eles precisam respeitar nosso lago.”Aljazeera

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação