LIVROS - O trabalho das mulheres no observatório de Harvard

Muitos das mulheres descritas no livro alcançaram conquistas extraordinárias na astronomia (Foto: Pixabay)

No final do século XIX, um grupo de mulheres trabalhou no observatório de Harvard College. Chamadas de “computadores”, elas traçavam a posição e o brilho das estrelas diariamente. Para isso, elas aplicavam uma fórmula matemática nas observações que os homens faziam quando observavam o céu.

Dava Sobel descreve o trabalho dessas mulheres no livro “The Glass Universe: How the Ladies of the Harvard Observatory Took the Measure of the Stars”.

Quando a pesquisa do observatório passou a ser a partir de fotografias do céu em vez de apenas observações, as atividades das mulheres cresceram rapidamente. Muitas alcançaram conquistas extraordinárias na astronomia.

O trabalho das funcionárias “computadores” era pago em grande parte por outras duas mulheres, Anna Palmer Draper e Catherine Wolfe, que tinham muito interesse em astronomia.

Uma das descobertas mais incríveis foi a de Cecilia Payne, que foi a primeira estudante de Havard (não só entre as mulheres) a receber o título de PhD em astronomia. Sua tese de 1925, falava que o hidrogênio era muito mais abundante nas estrelas do que na Terra.

Não é a toa que “The Glass Universe: How the Ladies of the Harvard Observatory Took the Measure of the Stars” brilha tanto quanto uma estrela no céu.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação