MEIO AMBIENTE - Obama bane exploração de petróleo em áreas do Ártico e do Atlântico

Com a medida, Obama consolidou o legado de sua política climática (Foto: Flickr)

O presidente americano, Barack Obama, proibiu na última terça-feira, 20, o fechamento de novos acordos para a exploração de petróleo em vastos territórios pertencentes aos EUA nos oceanos Ártico e Atlântico.

A área de proteção cobre milhões de hectares. Ela reúne uma área do Ártico equivalente ao território da Espanha, além de 31 cânions submarinos no Atlântico. Obama anunciou que a área está “indefinidamente fora dos limites para futuros leilões de petróleo e gás”.

A medida é por tempo indefinido e não pode ser modificada por futuros presidentes. Ela é calcada em uma lei dos anos 1950. Em nota, Obama disse que a medida “protegerá um ecossistema sensível e único”.

A ação dos EUA foi tomada em conjunto com o governo do Canadá. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, também estabeleceu uma zona limite para exploração de petróleo e gás no Ártico em contratos canadenses. A decisão de Trudeau, no entanto, é passível de revisão por futuros governos.

A ação de Obama promete ser uma dor de cabeça para o presidente eleito dos EUA, Donald Trump. O empresário é um forte entusiasta de políticas pró-combustíveis fósseis. Ele acredita que o setor de petróleo é crucial para a geração de empregos no país e já expressou sua intenção de ampliar as áreas de exploração, incluindo no Ártico. Porém, a decisão de Obama deixa Trump com as mãos amarradas nesse quesito.

Com a medida, Obama consolidou o legado de sua política climática, impedindo que ela seja mais uma de suas ações que serão revertidas pelo governo Trump.The Washington Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação