ELEIÇÕES AMERICANAS

FBI e CIA concordam que Rússia tentou ajudar na eleição de Donald Trump

FBI, NSA e CIA concordam que o presidente russo tentou manipular o resultado das eleições (Foto: Wikipedia)

Autoridades americanas disseram na última sexta-feira, 16, que o diretor do FBI, James B. Comey, e o diretor da Agência Nacional de Segurança (NSA), James R. Clapper Jr, concordam com a conclusão da Central de Inteligência Americana (CIA) de que a Rússia tentou interferir nas eleições americanas, em favor do candidato Donald Trump.

A Rússia negou ser responsável pelas intrusões de hackers, que tinham como alvo o Comitê Democrático Nacional e os e-mails pessoais do presidente da campanha de Hillary Clinton, John Podesta. O presidente eleito Donald Trump, por sua vez, disse mais de uma vez que duvida da veracidade das acusações.

“Eu acho que é ridículo”, ele disse, em uma entrevista ao Fox News Sunday. “Acho que é apenas mais uma desculpa. Não acredito… Não, não acredito de jeito nenhum”.

Em um evento de agradecimento na última quinta-feira, 15, Hillary Clinton disse acreditar que hackers apoiados pela Rússia atacaram sua campanha por causa de uma “mágoa” pessoal de Vladimir Putin contra ela. O presidente russo culpou Clinton por fomentar protestos em massa no país depois das eleições parlamentares de 2011 que desafiaram seu governo.

Autoridades da CIA e do FBI não acreditam que a Rússia tinha um “único propósito” ao intervir nas eleições presidenciais. Além do objetivo de ajudar a campanha de Trump, Putin mirava minar a confiança no sistema eleitoral americano, segundo as autoridades.
The Washington Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação