POPULAÇÃO CARCERÁRIA - Holanda enfrenta ‘crise penitenciária’ às avessas

Menos de 10% dos detentos voltam à prisão na Holanda (Fonte: Reprodução/BBC)

O número de detentos na Holanda caiu 43% nos últimos dez anos. Atualmente, o país tem 57 presos para cada 100 mil habitantes. Dezenove prisões foram fechadas nos últimos anos no país e a expectativa é de que outras serão desativadas em 2017.

O Brasil, por exemplo, tem 300 presos para cada 100 mil habitantes. Já os EUA, com a maior população carcerária do mundo, tem 707 presos para cada 100 mil habitantes.

A Holanda vive atualmente uma “crise penitenciária” às avessas. Com presídios vazios, o governo holandês tem alugado prédios inteiros para países vizinhos, como a Bélgica e a Noruega. Já foi aberto até mesmo um hotel de luxo em um presídio desativado no país.

A expectativa é de um decréscimo na população carcerária. Além disso, os detentos na Holanda são preparados para voltar ao convívio social, participando de uma série de iniciativas de reabilitação.

Menos de 10% dos detentos voltam à prisão na Holanda. No Reino Unido e nos EUA, por exemplo, aproximadamente 50% dos detentos cumprindo pequenas penas voltam a ser presos nos primeiros dois anos após serem liberados. Estudos apontam que no Brasil a taxa geral de reincidência chega a 70%.

Críticos afirmam, no entanto, que a escassez de presos na Holanda está relacionada a uma espécie de impunidade, problemas em registrar queixas e também a uma insatisfação de agentes penitenciários, uma vez que a polícia estaria sobrecarregada.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação