CORTINA DE FUMAÇA VIRTUAL- Rússia adota filtro chinês de controle da internet

Decisão é parte das medidas russas para impor o controle estatal sobre o conteúdo online (Foto: President of Russia)

O governo da Rússia pretende seguir os passos da China em relação ao controle de conteúdos da internet. Os dois países têm trabalhado em conjunto para aplicar elementos da “cortina de fumaça virtual” da China na internet russa.

A decisão do governo russo faz parte de uma série de medidas para estabelecer o controle estatal sobre o conteúdo divulgado na internet. Com isso, o Kremlin passa ter prioridade sobre o ciberespaço russo – pontos de troca de dados, domínios da internet e cabos de fibra ótica transfronteiriços que constituem a arquitetura da rede. Recentemente, o caso mais emblemático da ação russa foi o bloqueio da rede social e profissional LinkedIn no país, no início de novembro.

Esse tipo de ação tem sido tomada no país porque o governo teme que a internet seja usada para mobilizar manifestantes e disseminar informações e ideias consideradas perigosas. O tema foi discutido com a China ao longo do ano em vários encontros entre os líderes dos dois países, sendo o primeiro deles em abril.

Em junho deste ano, a Rússia adotou a Lei Yarovaya, que obriga os provedores de internet russos a armazenar os dados dos utilizadores durante seis meses e os metadados durante três anos.

No entanto, o governo não dispõe da tecnologia necessária para lidar com a quantidade de informação que a lei implica. Além disso, o país não pode contar com tecnologias ocidentais, por conta de sanções. Dessa forma, a ajuda chinesa, que pode vir da companhia de telecomunicações Huawei, seria essencial para atingir seus objetivos. “A Huawei é essencialmente um braço do Estado chinês, independentemente de quem a possui”, advogado Gordon Chang ao jornal britânico Guardian.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação