PESQUISA - Parlamento britânico é favorável à legalização da maconha

Segundo o Instituto Adam Smith, a liberação da maconha geraria 1 bilhão de libras esterlinas aos cofres britânicos (Foto: Wikimedia)

Uma pesquisa feita no Reino Unido aponta que a maioria dos parlamentares do país se mostra favorável à legalização da maconha. Para eles, o país poderia seguir os passos dos Estados Unidos, que liberou o uso recreativo em quatro estados no início deste mês.

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Adam Smith e apoiada por parlamentares dos principais partidos políticos do país, a taxação na venda da maconha e a economia com os custos na justiça criminal gerariam 1 bilhão de libras esterlinas (R$ 4,19 bilhões) ao tesouro nacional, caso o governo britânico legalizasse e regulasse o uso da maconha.

De acordo com o Ministério do Interior britânico, cerca de 6,7% dos adultos entre 16 e 59 anos de idade são usuários da cannabis. Com isso, maconha é a principal droga ilegal consumida no Reino Unido.

Dessa forma, o Instituto Adam Smith afirma que a política de combate à cannabis no país falhou, classificando-a como “embaraçosa”. “A estratégia do governo é baseada em três pilares principais: reduzir a demanda, restringir o fornecimento e recuperar os dependentes. Em todos os três pilares a estratégia falhou”, diz o instituto, que propõe a legalização da droga de maneira regulada, garantindo uma maconha de boa qualidade e a redução dos índices de violência.

Para o ex-primeiro-ministro Nick Clegg e o ex-ministro da Saúde Norman Lamb, o Reino Unido deveria seguir os passos de países como os Estados Unidos, que liberou a cannabis em 28 estados e na capital, a Alemanha, que está se preparando para legalizar o uso medicinal, e o Canadá, que planeja fazer a descriminalização completa.

“Políticos britânicos precisam abrir os olhos para o que está acontecendo no resto do mundo”, diz Clegg. “A proibição da cannabis tem sido varrida por uma onda de opiniões populares e tem sido substituída pela regulação legal responsável. Agora é hora dos ministros começarem a fazer regras para um mercado legalizado, incluindo limites de idade e avisos de saúde. Assim poderemos finalmente neutralizar gangues de criminosos”.The Independent

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação