NA CIDADE UNIVERSITÁRIA - NOV 6



Mutirão de Saúde e Cidadania oferece serviços gratuitos à população

Neste sábado, 26, acontece o Mutirão de Saúde e Cidadania que oferece diversos serviços gratuitos à população nas áreas da saúde, cidadania e recreativa, das 8h às 13h, na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), antigo Núcleo Pedagógico Integrado - NPI, na Avenida Perimetral, nº 1.000, no bairro Montese (antiga Terra Firme). A ação tem a meta de atender 500 pessoas e é realizada pelo Lions Clube Internacional, entidade filantrópica, em parceria com diversas organizações, entre elas o Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da UFPA, e o Hospital Regional Doutor Abelardo Santos (HRAS), que pertence ao Governo do Estado.

Segundo o presidente de Região C do Lions, o médico Walter Amoras, o objetivo do mutirão é atender às pessoas mais necessitadas, através de ações vinculadas com os recursos públicos e privados existentes e disponíveis visando melhoria nas condições de saúde de grupos populacionais, em especial no bairro Montese e adjacências. "As ações de saúde são articuladas com os recursos de saúde desse bairro e adjacências, para que haja integralidade nos procedimentos de prevenção e recuperação da saúde dos cidadãos atendidos, conforme preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS). Às necessidades que se apresentarem, os usuários atendidos serão encaminhados para a Rede de Atenção Básica - Estratégia da Família e Centros de Saúde", afirmou Amoras.

Para a UFPA a parceria é uma satisfação, uma vez que o Lions é uma instituição atuante no mundo. "O Bettina Ferro é reconhecido pela sociedade como um hospital de referência em Otorrinolaringologia, Oftalmologia, e Crescimento e Desenvolvimento Infantil, que oferece assistência de excelência em média e alta complexidade, além de ensino, pesquisa e extensão. Então, participar de ações que estão além dos muros da UFPA junto a entidades sérias para atender à população que precisa dos nossos serviços é também nosso papel", destacou o superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA, o médico e sociólogo Paulo Amorim.

Lions - O Lions Clube Internacional é uma das maiores organizações internacionais de clubes de serviço do mundo tendo reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU). Está presente em 210 países com mais de 46 mil Lions Clubes onde estão seus 1,4 mil membros voluntários. Em 2017, a instituição completa 100 anos de existência na realização de serviços humanitários nas áreas da saúde, como proteção da visão, controle da diabete, hipertensão arterial, entre outros; meio ambiente, como plantio de árvores, reciclagem de materiais, educação ambiental e mutirão de limpeza comunitária, e outras áreas. Com o slogan "Liberdade, Igualdade, Ordem, Nacionalismo e Serviço" e lema "Nós servimos", a missão do Lions é legitimar o papel dos voluntários, que com ações concretas estão servindo às comunidades e atendendo às necessidades humanas, além de fomentar a paz e promover a compreensão mundial.

Texto: Cleide Magalhães - Ascom Complexo Hospitalar da UFPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação