REGIME EM QUEDA- Populismo perde o domínio sobre a América Latina

Pêndulo político da região retornou para partidos de centro-direita (Foto: meltyBuzz)

Quando os latino-americanos viram Donald Trump pela primeira vez, muitos tiveram uma sensação de familiaridade. Apenas alguns anos atrás, líderes nacionalistas populistas dominavam a região. Agora, em plena ascensão do populismo na Europa e nos EUA, a América Latina faz o caminho oposto. O populismo está retraindo no continente. Mas por quê?

O populismo nacionalista sempre foi a marca da América Latina, lar de personalidades como Juan Domingo Perón e Getúlio Vargas. Alguns se declaravam de esquerda, outros de direita, mas todos posavam de “salvadores do povo” que combatiam a “oligarquia” e o “imperialismo”, da mesma forma que Trump, em termos análogos, diz combater o establishment.

A ascensão de tais líderes na América Latina foi alimentada pela extrema desigualdade de renda, assim como atualmente ocorre nos países desenvolvidos. Porém, a irresponsabilidade fiscal dos líderes populistas colocou países como Argentina, Venezuela, Brasil e Equador em recessão. Em alguns casos, o cenário foi agravado pela corrupção. A soma desses fatores despertou na população o desejo por mudança, o que erodiu a influência do populismo na América Latina.

O pêndulo político da região balançou para os partidos de centro-direita, dando a liberais democratas a chance de conquistar espaço. No entanto, isso depende de árduo trabalho para aumentar a produtividade e a competitividade de seus respectivos países, a fim de restaurar o crescimento econômico e o progresso social.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação