ESTADOS UNIDOS - Cinco curiosidades sobre Michelle Obama

Michelle foi tutora de Obama (Foto: Official White House Photo/Pete Souza)

Em janeiro do ano que vem, Barack Obama encerra seu segundo mandato e deixa a Casa Branca. Junto com ele também deixa a residência oficial Michelle Obama, uma das primeiras-damas mais admiradas dos EUA. Conheça abaixo cinco curiosidades sobre Michelle:

1) Em 2009, o jornal New York Times encomendou um estudo da árvore genealógica de Michelle, que revelou o seu parentesco com uma escrava chamada Melvinia. Henry Wells Shields teria herdado a propriedade e os escravos de seu sogro em 1852. Dois anos antes da Guerra Civil americana, Melvinia ficou grávida de um homem branco, dando à luz Doplphus T. Shields, de quem descende Michelle. Segundo exames de DNA, o pai de Dolphus seria um dos filhos de Henry, Charles Marion Shields. Melvinia e Charles seriam tataravós de Michelle. A primeira-dama nunca se referiu especificamente ao passado de sua família, mas o combate ao racismo foi o alvo central em muitos de seus discursos.

2) Michelle se graduou em Sociologia com especialização em estudos afro-americanos em Princeton e Direito em Havard. Seus dias em Princeton não foram fáceis. A mãe branca de sua colega de quarto chegou a pedir, sem sucesso, que mudassem sua filha de lugar porque Michelle era negra.

3) Apesar de mais jovem que Barack Obama, Michelle foi tutora dele. Ambos estagiaram no mesmo escritório de advocacia de Chicago. Ela tinha 25 e ele, 28 anos. Na metade do estágio, Obama a convidou para um encontro.

4) No começo, Michelle se opôs a que Obama se lançasse como candidato presidencial em 2008, lembrando como havia sido difícil quando ele, como senador de Illinois, viajava constantemente de Chicago a Washington. Mas depois, Michelle acompanhou seu marido na campanha.

5) A mãe de Michelle, Marian Robinson, também vive na Casa Branca. Ele sempre teve um perfil discreto. O objetivo, disse Michelle em várias entrevistas, era que a mãe a apoiasse na criação de suas filhas: Sasha e Malia.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação