'DESASTRE POTENCIAL' - Trump diz que cancelará acordo transpacífico no primeiro dia de governo

Trump disse ainda que buscará negociar 'tratados bilaterais justos' que gerem empregos para os EUA (Fonte: Reprodução/Flickr)

Em um vídeo divulgado nesta segunda-feira, 21, o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, afirma que irá retirar o país do Acordo de Associação Transpacífico (TPP) logo no seu primeiro dia de governo.

De acordo com o republicano, o acordo é um “desastre potencial”. Durante a campanha eleitoral, Trump já havia expressado oposição ao TPP. No vídeo que dura dois minutos e meio, o presidente eleito afirma ainda que, quando assumir o poder, em janeiro, buscará negociar “tratados bilaterais justos” que gerem empregos para os EUA que foram perdidos por acordos comerciais passados.

O TPP é uma iniciativa impulsionada pelo governo Obama. Após seis anos de negociações, o acordo foi assinado em fevereiro deste ano por 12 países, incluindo os EUA, mas não foi ratificado pelo Congresso do país, principalmente por causa da forte oposição dos republicanos.

Trata-se de um acordo comercial que, entre outras funções, busca resistir à expansão comercial da China. Além de prever um período de dois anos para ser ratificado pelos parlamentos dos países-membros, o acordo estabelece que os signatários representem no mínimo 85% do PIB do bloco para entrar em vigor. Com a possível retirada dos EUA, o TPP fica ameaçado.

“Desde o primeiro dia” de trabalho, além de cancelar o TPP, Trump disse que adotará outras medidas, como acabar com as restrições no desenvolvimento energético, incluindo as que afetam as jazidas de camadas de xisto e as que geram “carvão limpo”; reduzir as regulações em diferentes campos da economia; averiguar “todos os abusos de programas de vistos que prejudicam as oportunidades dos trabalhadores americanos”; proteger a infraestrutura dos EUA de ataques cibernéticos ou físicos.Uol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação