SEGURANÇA GLOBAL - EUA criam força tarefa para combater terrorismo em escala global

Junta foi criada a partir de grupo de operações que auxiliou no ataque que matou Osama Bin Laden (Foto: Wikimedia)

O governo de Barack Obama está ampliando os poderes do Comando de Operações Especiais dos país, órgão militar responsável por supervisionar as operações das forças militares dos EUA, que auxiliou no ataque que resultou na morte de Osama Bin Laden, no Paquistão, em 2011.

A medida criará uma junta especial do órgão, batizada de Força Tarefa de Operações Exteriores, destinada a lançar operações além dos fronts de batalha atuais, como Iraque e Síria, para rastrear criar estratégias e lançar possíveis ataques a células terroristas ao redor do mundo.

A ampliação de poderes é fruto dos temores em relação ao alastramento global da ameaça terrorista à medida que grupos, como Estado Islâmico, dispersam ataques de seus redutos no Iraque e na Síria.

De acordo com oficiais do governo americano que falaram ao jornal Washington Post em condição de anonimato, a nova junta também poderá oferecer operações de inteligência e orientações sobre ataques para aliados tradicionais dos EUA no Ocidente.

Segundo a fonte, a junta, criada nos últimos meses da gestão Obama compila as melhores práticas criadas pelos EUA para perseguir terroristas fora das zonas de confronto convencionais. No entanto, não está claro se o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, vai manter esta e outras estruturas criadas pelo governo Obama após assumir.The Washington Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação