REDE SOCIAL- Facebook cria ferramenta de censura para entrar na China

Companhia de Mark Zuckerberg visa retornar ao mercado chinês (Foto: Flickr)

O Facebook desenvolveu uma ferramenta com capacidade de censurar conteúdos publicados na rede social em zonas geográficas específicas, informou o jornal americano New York Times. Segundo o periódico, a ferramenta é uma investida para acabar com o bloqueio à companhia americana na China para a rede social operar no país.

De acordo com funcionários e ex-funcionários do Facebook ouvidos pelo jornal, uma equipe liderada pelo vice-presidente da empresa, Vaughan Smith, vem trabalhando em um software que monitora conteúdos na rede social e os suprime da página de usuários em determinadas regiões do mundo.

O Facebook, no entanto, não faria censura direta. De acordo com o jornal, a empresa passaria a responsabilidade de bloquear os conteúdos da rede social a um terceiro, que pode ser um sócio localizado na China.

As fontes do New York Times, que falaram em condição de anonimato, informaram que a ferramenta está sendo desenvolvida secretamente e por conta disso não tem uma data oficial para entrar em funcionamento.

Proibida de operar no país desde 2009, a empresa já vinha demonstrando interesse em retornar ao mercado chinês. “Afirmamos há algum tempo que estamos interessados na China e dedicamos espaço a aprender e compreender cada vez mais este país”, disse um porta-voz da companhia em um email ao jornal americano.

Além do Facebook, outras mídias sociais tentaram atravessar o rígido controle da internet chinesa e acabaram proibidas de operar no país. É o caso do Twitter, do Dropbox e do Line (um aplicativo japonês de troca de mensagens), que permanecem inacessíveis no país. A própria Google também tentou expandir sua operação para o mercado chinês, mas acabou desistindo em 2010 por questões políticas e administrativas.New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação