DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA - Pirâmide mexicana de Kukulkán tem outras duas dentro

'É como uma boneca russa. Da maior tiramos outra e outra', afirma pesquisador (Foto: Wikimedia)

Engenheiros e antropólogos mexicanos anunciaram esta semana a descoberta de uma terceira pirâmide no interior da Pirâmide de Kukulkán, templo que fica no complexo arqueológico de Chichen Itza, no estado de Yucatán, leste do México.

Graças a uma técnica de escaneamento, os especialistas conseguiram encontrar a estrutura de 10 metros de altura dentro de outra estrutura de 20 metros, que estão envolvidas pela pirâmide exterior de Kukulkán, de 30 metros. A descoberta sugere que a pirâmide maia, conhecida como “El Castillo”, foi erguida em três etapas, com três pirâmides, uma sobre a outra.

“É como uma boneca russa. Da maior tiramos outra e outra”, disse em coletiva de imprensa René Chávez Seguro, chefe do projeto e pesquisador do Instituto de Geofísica da estatal Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

Os engenheiros e antropólogos afirmam que a pirâmide recém-descoberta foi construída entre os anos 550 e 800. Já segunda pirâmide, que havia sido encontrada em 1930, corresponde ao período dos anos 800 e 1000, enquanto a estrutura final foi finalizada entre 1050 e 1300.

De acordo com Denisse Argote, do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), na arqueologia pré-hispânica é comum encontrar estruturas que foram construídas uma sobre a outra. Entre os motivos, estão a deterioração ou a chegada de um novo líder.

Para Argote, a descoberta permitirá conhecer com mais precisão a cultura maia antes de ser influenciada pelas populações da região central do México. Em 2015, arqueólogos descobriram que a Pirâmide de Kukulkán foi construída sobre um cenote, um tipo de rio subterrâneo que os maias consideravam sagrado.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação