VITÓRIA NAS PRIMÁRIAS - François Fillon será candidato da direita na França

O conservador François Fillon, de 62 anos, foi ex-premier de Sarkozy (Fonte: Reprodução/Wikimedia)

Com uma ampla vantagem, o conservador François Fillon, de 62 anos, ganhou neste domingo, 27, as primárias da direita na França para as eleições presidenciais do próximo ano.

Após uma vitória surpreendente no primeiro turno, Fillon, ex-premier do ex-presidente Nicolas Sarkozy, registrava 69,5% dos votos contra 30,5% de seu adversário, Alain Juppé, segundo os primeiros resultados da apuração. Juppé reconheceu a derrota e afirmou que agora vai apoiar Fillon. Sarkozy, que foi eliminado no primeiro turno das primárias da direita, também anunciou seu apoio a Fillon, com quem compartilha posições políticas “mais próximas”, o que diminuiu as chances de Juppé nesta segunda volta.

O candidato vitorioso da direita possivelmente irá enfrentar a líder de extrema-direita Marine Le Pen em um aguardado segundo turno das eleições presidenciais. Uma pesquisa feita na noite deste domingo mostra que Fillon derrotaria Marine Le Pen também com uma boa margem de votos.

Após a definição do candidato conservador, as atenções na França agora se voltam para o Partido Socialista. A primária do partido acontece em janeiro. Ainda não se sabe se o atual e impopular presidente francês, François Hollande, vai concorrer. Há ainda sinais de que o atual premier, Manuel Valls, possa lançar sua própria candidatura.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação