SEPULTADOS ANÔNIMOS - Soldados mortos na Guerra das Malvinas serão identificados

Ao todo, 649 soldados argentinos e 225 britânicos morreram na Guerra das Malvinas (Foto: Flickr)

O governo da Argentina anunciou esta semana um acordo com o Reino Unido para exumar e identificar corpos de 123 soldados argentinos mortos em 1982, na Guerra das Malvinas, e enterrados de forma anônima no cemitério militar de Darwin, no arquipélago.

De acordo com a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Susana Malcorra, os dois governos deverão se encontrar em dezembro em Genebra, na Suíça, com representantes da Cruz Vermelha para discutir como será feito o processo de identificação das vítimas.

“O encontro definirá o protocolo das exumações”, afirmou a ministra. Ela disse ainda que pediu para que um especialista argentino em ciência forense participasse das investigações em conjunto com a Cruz Vermelha. A organização humanitária já havia sido autorizada em junho deste ano pelo governo argentino a realizar uma avaliação técnica do cemitério.

A iniciativa de trabalhar em conjunto veio após veteranos da Guerra das Malvinas apresentarem no último dia 8 uma campanha para pressionar o Reino Unido a colaborar com o processo de identificação das vítimas do conflito. Ativistas da campanha alegavam a necessidade do “cumprimento das leis do Direito Internacional”.

O litígio entre os dois países se dá pelo controle territorial das Ilhas Malvinas, que atualmente está sob dominação britânica e a Argentina reivindica a sua soberania. A disputa política provocou o início da Guerra das Malvinas em 1982. Ao todo, 649 soldados argentinos, 225 britânicos e três habitantes do arquipélago morreram no conflito.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação