ÉGUA !....Seria um sangue cabano?

Fidel era paraense, defende pesquisador


Uma das figuras mais importantes do século 20, o líder cubano Fidel Castro, que morreu nesta madrugada, aos 90 anos, em Cuba, pode ter nascido no Brasil. Mais precisamente, na cidade de Tracuateua, nordeste do Pará.

A teoria é do pesquisador Edilson Silva Oliveira. Segundo afirma, Ángel Castro chegou ao município paraense no início da década de 20. Na cidade, trabalhou como barqueiro e conheceu Delphina Smith, uma descendente de alemães, com quem se casou e teve um filho chamado Fidel. A família se mudou para Iquitos, na região amazônica do Peru.

Décadas depois, o menino, já um um homem corpulento e barbudo, liderou um grupo de guerrilheiros em Sierra Maestra, derrubou o ditador Fulgencio Batista e implantou uma revolução socialista em Cuba.

A história corre de boca em boca na região há décadas. Há até quem quisesse mudar o nome de Tracuateua para Fidelândia.

A pesquisadora carioca Claudia Furiati, autora da única biografia autorizada de Fidel, acha a história fantasiosa. Ela passou quatro anos em Havana e teve acesso a inúmeros documentos, entre eles duas certidões de Fidel.

Logo depois do lançamento do livro, Claudia foi procurada por Sandro Castro, um paraense que se dizia sobrinho de Fidel. Ela acredita que a história não bate com a que pesquisou e acredita se tratar de uma coincidência de nomes. Segundo ela, não existem registros de Ángel Castro pelo Brasil. “Mas isso pode ter acontecido".(Com informações da revista Época)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação