NA CIDADE UNIVERSITÁRIA - NOV 5



Hospital Bettina promove workshop sobre Foniatria e Otorrinopediatria

Médicos otorrinolaringologistas, foniatras, pediatras, ebiatras, clínicos, neurologistas e outros, além de fonoaudiólogos, graduandos em Medicina e Fonoaudiologia podem se inscrever para o V Workshop da Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), que traz como tema a Foniatria e Otorrinopediatria. O evento contará com palestras de doutores do Pará e de fora do Estado, e acontece dias 18 e 19 deste mês, no auditório da Faculdade Integrada Brasil-Amazônia (Fibra). A Fibra fica na avenida Gentil Bittencourt, 1.144, entre avenida Generalíssimo Deodoro e travessa 14 de Março, em Nazaré. As inscrições podem ser feitas pelos telefones: 91 – 3201 7819/3249 7161/3249 9977.

O ponto alto do workshop será a palestrante que virá de Porto Alegra (RS), a doutora Berenice Dias Ramos. A professora é mestra em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), preceptora de Foniatria do Serviço de Otorrinolaringologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), presidente do Departamento Científico de Otorrinolaringologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, entre 2014 e 2015, e coordenadora do IV Curso Extensivo de Foniatria da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) 2017.

Além dela, o evento terá palestras com especialistas na área do Pará: Angélica Pezzin, Gisele Hennemann, Henderson Cavalcante, Érika Badarane, Diego Farias, Renato Cal e Jéssica Tavares. Terá, ainda, a gastropediatra Vânia Bonucci e a neuropediatra Joelma Fernandes Paschoal. O evento é realizado pela Unidade de Otorrinolaringologia do HUBFS e pelos Amigos da Otorrino, e tem apoio do Centro de Otorrinolaringologia do Pará, Politec Saúde, Shift Engenharia e Empreendimentos Ltda e Shire. Toda a renda será reinvestida na Unidade de Otorrinolaringologia do HUBFS.

Foniatria - Segundo a ABORL-CCF, a Foniatria é uma área de atuação da Otorrinolaringologia, que se dedica aos distúrbios da linguagem oral e escrita. Alguns problemas de linguagem têm causas orgânicas como surdez e alterações cerebrais, mas outras podem vir de causas ambientais e emocionais. Diversas situações estão presentes na Foniatria como transtornos auditivos, de atenção e hiperatividade; dificuldades cognitivas/intelectuais, incluindo-se as deficiências; transtornos de aprendizagem, com os sintomas de dislexia, discalculia, disgrafia e disortografia, entre outros; distúrbios posturais, do equilíbrio e locomotores; distúrbios na fala (disartrias, dispraxias, disfluências/gagueira, dislalias/distúrbios articulatórios e disfonias/rouquidão) e atrasos no desenvolvimento da fala/linguagem.

Otorrinopediatria – A Otorrinopediatria ou Otorrinolaringologia Pediátrica, de acordo com a Associação Interamericana de Otorrinolaringologia Pediátria (Iapo), é uma área do conhecimento médico que se preocupa com a pesquisa, a assistência e o ensino relacionados ao cuidado das crianças e adolescentes com problemas de ouvido, nariz, garganta, laringe, cabeça e pescoço.

Serviço – Às terças-feiras, pela manhã, a Unidade de Otorrinolaringologia do Bettina tem o Ambulatório de Otorrinopediatria, tendo à frente a médica Angélica Pezzin. Às sextas-feiras, também pela manhã, o hospital conta com o Ambulatório de Foniatria, sob a responsabilidade da médica Gisele Hennemann Koury. O Hospital Bettina atende 100% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), é da Universidade Federal do Pará e pertence ao Complexo Hospitalar da UFPA, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Endereço – O HUBFS fica no Campus IV da UFPA, rua Augusto Corrêa, nº 1, bairro Guamá, com acesso também pela avenida Perimetral, portão IV da UFPA, Terra Firme. Mais informações pelo telefone: 91 – 3201 7819 / 3249 7161 e 3249 9977.

Texto: Cleide Magalhães – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação