CRISE HUMANITÁRIA - Deportações de venezuelanos crescem 824% em Roraima

A fronteira entre os dois países é seca, ou seja, qualquer pessoa pode caminhar até o país vizinho sem passar por órgãos de fiscalização (Imagem: Flickr/Gilvandro Furtado)

O número de venezuelanos deportados do Brasil em Roraima, onde o país faz fronteira com a Venezuela, saltou 824% desde 2015. Segundo dados da Polícia Federal (PF), Este ano, já foram registrados 445 casos de deportação. Em 2015, foram 54.

Segundo o governo de Roraima, 30 mil venezuelanos já cruzaram a fronteira por conta da crise de abastecimento que assola a Venezuela. A informação é do jornal Folha de S. Paulo. Roraima já classifica a situação de crescimento de deportações como crise humanitária.

Segundo a PF, entre 13 de outubro do ano passado e deste ano, 58.463 venezuelanos entraram no Brasil por Pacaraima, uma cidade fronteiriça. O número se refere ao trânsito, já que um estrangeiro pode ter entrado várias vezes. O número expressivo também tem relação com o fato da fronteira entre os dois países ser seca, ou seja, qualquer pessoa pode caminhar até o país vizinho sem passar por órgãos de fiscalização.

De acordo com o governo de Roraima, a maioria dos venezuelanos que está no Brasil está de forma irregular. No total, 1.805 venezuelanos pediram refúgio ao Brasil neste ano, segundo o Ministério da Justiça, enquanto no ano passado foram 825. Para piorar, há pedidos de análise de refúgio que só serão processados em fevereiro de 2018. Segundo a Polícia Federal, a documentação referente aos pedidos de refúgio é enviada ao Conselho Nacional de Refugiados (Conare) para análise. Para o governo de Roraima, a maioria dos pedidos de refúgio não será aceita, já que não têm relação com fuga de guerra ou violação de direitos humanos no país de origem.Governo do Estado de Roraima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação