Morre líder revolucionário cubano Fidel Castro


O ex-presidente de Cuba Fidel Castro morreu aos 90 anos de idade, informou neste sábado (26) seu irmão, o atual mandatário do país, Raúl Castro, em um discurso transmitido pela televisão estatal.

O líder histórico da Revolução Cubana tinha 90 anos e faleceu por volta das 22h29 (hora local), desta sexta-feira (25). "Atendendo sua vontade expressa" de Fidel, seu corpo será cremado, assim como revelou, emocionado, Raúl Castro.

Sobre o funeral de Fidel, ainda não se tem maiores informações.

A última aparição do líder revolucionário foi no dia 15 de novembro, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang.

Em 2011, Fidel chegou a revelar que nunca pensou que viveria tantos anos, acrescentando ainda que "em breve serei como todos os outros. A vez chega para todos".

HISTÓRIA

Aos 32 anos, Fidel Castro, venceu a guerra contra Havana, em 1959. Com barba e uniforme, ele expulsou do poder o general e ditador Fulgêncio Batista.

Com a sua "doutrina militar própria", Fidel conseguiu "transformar uma guerrilha em um poder paralelo, formado por guerrilheiros, organizações clandestinas e populares", disse Alí Rodríguez, ex-guerrilheiro e atual embaixador venezuelano em Cuba.

Ele chegou ainda a derrotar conspirações apoiadas pelos EUA, quando enviou 386.000 concidadãos para lutar em Angola, Etiópia, Congo, Argélia e Síria. Ao longo de 40 anos (1958-2000) escapou de 634 tentativas de assassinato, escreveu Fabián Escalante, ex-chefe de inteligência cubano, segundo o veículo de informação alternativa Cubadebate.

Ao jornalista Ignacio Ramonet, Fidel confessou que quase sempre carregava uma pistola Browning de 15 tiros. "Oxalá todos morrêssemos de morte natural, não queremos que se adiante nem um segundo a hora da morte", declarou em 1991.DOL (Com informações do UOL)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação