CRISE HUMANITÁRIA - Fome ameaça matar milhares na Nigéria

Mais de 120 mil pessoas podem morrer de fome na Nigéria no próximo ano (Foto: Pixabay)

Segundo as Nações Unidas, mais de 120 mil pessoas, sendo a maior parte delas crianças, correm risco de morrer de fome no próximo ano na Nigéria, por conta da insurgência do Boko Haram no país.

Lutas intensas em parte da Nigéria, Chade, Níger e Camarões fizeram com que mais de 2 milhões de pessoas fugissem de suas casas. Fazendeiros não podem cuidar de seus cultivos e grupos de ajuda humanitária não podem chegar a comunidades isoladas. Um pequeno estado do país tem mais refugiados do que toda a Europa recebeu no ano passado.

O Boko Haram perdeu terreno no ano passado, mas sua insurgência deixou grandes áreas de cultivo inacessíveis e muitas estradas sem condições para que comboios de ajuda passem. Para piorar, falta suporte internacional. As Nações Unidas só conseguiram 61% de sua meta para ajudar na crise da Nigéria.

Segundo Kashim Shetima, governador de Borno (estado nigeriano), a maioria das comunidades não pôde cuidar de suas plantações nos últimos quatro anos. Cerca de 80% da população de Borno foi proibida pelo Boko Haram de chegar a suas plantações.

Segundo Orla Fagan, um porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (UNOCHA, na sigla em inglês), esta é a maior crise do continente e está sendo ignorada. “O que está acontecendo em Alepo é horrível, mas é tão ruim quanto o que está acontecendo no noroeste da Nigéria. Só que é um contexto diferente.”

Autoridades e voluntários alertam que se a situação continuar do jeito que está, pode fomentar o extremismo na região e incentivar a migração para outros lugares, como a Europa.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação