HERANÇA CULTURAL - Um pedaço do Brasil na Nigéria está ameaçado

Perda mais dramática foi a demolição do Ilojo Bar, um prédio de 161 anos erguido por ex-escravos (Foto: Wikipedia)

Maior cidade da Nigéria, Lagos é o lar do Bairro Brasileiro, nome do bairro criado por ex-escravos que retornaram do Brasil no século XIX e decidiram reiniciar suas vidas ali.

Muitos moradores do bairro são descendentes de ex-escravos do Brasil, conhecidos como “agudas”, uma distorção da palavra “algodão”. O português é falado nas ruas, a arquitetura é similar às casas brasileiras do século XIX e a culinária brasileira está sempre à mesa.

Porém, esse pedaço do Brasil na Nigéria está ameaçado pela falta de conservação e pela modernização da cidade, que derruba prédios antigos e ergue novos. Muitos se perguntam quanto tempo essa relíquia cultural ainda resistirá.

A perda mais dramática foi a demolição do Ilojo Bar, um prédio de 161 anos erguido por ex-escravos e considerado um monumento nacional do país. “É uma perda muito grande para essa cultura, essa comunidade”, diz Gasper da Silva, morador do bairro e presidente da União de Descendentes de Brasileiros, entidade que organiza eventos e festas tradicionais da cultura brasileira no bairro.

Chocado com a demolição do Ilojo Bar, Gasper da Silva discutiu com outros moradores locais a possibilidade de reerguer o prédio coletando doações de moradores mais abastados da comunidade.

Segundo Taiwo Awoniyi, diretor do departamento de herança cultural do Museu Nacional de Lagos, a demolição foi contra a lei. “A demolição, até onde sabemos no museu, foi um ato criminoso”.Al Jazeera

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação