DESCONECTADOS - Mais de 50% da população mundial não têm acesso à internet

Relatório foi elaborado pela União Internacional de Telecomunicações, agência da ONU (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Um relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT) revelou que mais de metade da população mundial não usa a internet.

Um total de 3,9 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à rede, segundo a agência da ONU, uma situação que atinge principalmente “as mulheres, os idosos, os menos instruídos, com menor rendimento e (as populações) rurais”.

Ainda de acordo com a UIT, os custos de acesso fixo à banda larga é um dos fatores que mantêm bilhões de pessoas “desconectadas”. A agência ressalta que, embora os custos tenham reduzido em todo o mundo na última década, eles continuam “claramente demasiado caros” em muitos dos países mais pobres do mundo.

Um pacote mensal de internet banda larga de apenas um gigabyte de dados nos países mais pobres do mundo ainda custa mais de 50% de um salário médio anual.

A UIT ressalta que o acesso à internet móvel poderia ser uma solução, uma vez que as redes móveis tecnicamente cobrem 84% da população mundial. O problema neste caso é o custo do aparelho, que ainda é muito alto para muitas pessoas.

“Em 2016, as pessoas já não vão à internet, estão na internet […] No entanto, muitos ainda não a usam e muitos utilizadores não beneficiam de todo o seu potencial”, afirma a UIT em seu relatório.Público

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação