MAIS CONTROLE - UE planeja exigir autorização prévia de entrada para turistas

Proposta ainda precisa ser aprovada pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu (Fonte: Reprodução/Wikipedia)

A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira, 16, uma proposta para aumentar o controle sobre os turistas que atualmente não precisam de visto para entrar nos países-membros da União Europeia, como os brasileiros.

A ideia é exigir uma autorização prévia de entrada por meio do preenchimento de um formulário online, que custará 5 euros e terá validade de cinco anos.

As informações disponibilizadas pelos turistas serão cruzadas com as bases de dados europeias, como as do serviço de polícia Europol.

A Comissão Europeia ressaltou que a autorização deve ser emitida em poucos minutos na maioria dos casos, e ainda que o preenchimento do formulário deve levar apenas cerca de dez minutos.

O objetivo é identificar possíveis migrantes irregulares e, acima de tudo, viajantes que possam representar risco à segurança. A realização de uma triagem prévia de turistas está incluída em uma ampla discussão sobre como melhorar o controle das fronteiras externas da União Europeia.

A proposta, que ainda precisa ser aprovada pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu, não é bem vista por todos. Críticos afirmam que a triagem prévia não resolverá o problema da segurança, ressaltando ainda que o que falta é um intercâmbio rápido de dados sobre suspeitos entre os países-membros do bloco europeu.EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação