NA CIDADE UNIVERSITÁRIA -NOV 7


Complexo Hospitalar da UFPA participa do I Mutirão Nacional da Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realiza nesta quarta-feira, 30 de novembro, das 8h às 18h, o I Mutirão Nacional da Rede Ebserh. A meta é atender mais de três mil pessoas nos 39 Hospitais Universitários Federais vinculados à Rede no Brasil com procedimentos cirúrgicos, exames e consultas. A expectativa é diminuir em torno de 32% a fila de espera dos hospitais e do Sistema Único de Saúde (SUS). Para alcançar o número, cada instituição definiu as especialidades que mais contemplam às necessidades de saúde de cada região.

Os Hospitais Universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), que pertencem ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA) e administrados pela Ebserh, participam da ação com serviços específicos para atendimento nas áreas de Pneumologia, Otorrinolaringologia e Oftalmologia. O total de 112 profissionais estão envolvidos à realização de 72 cirurgias e 445 exames. Os beneficiados de forma direta com os procedimentos são pacientes cadastrados no Barros e Bettina e já contactados pela Unidade de Regulação Assistencial dos hospitais.

Para o superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA, o médico e sociólogo Paulo Amorim, os mutirões são importantes porque possibilitam acelerar o atendimento à população nos hospitais universitários. “Esse é o primeiro mutirão da Ebserh e esperamos ampliar com outros, para garantir cada vez mais aos usuários do SUS acesso e acompanhamento mais rápido e com qualidade à saúde”, afirmou Amorim.

No dia da ação o Barros Barreto conta com cerca de 80 profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, residentes e pessoal de apoio à realização de 45 exames de espirometria, que consiste na prova de função pulmonar, e 12 cirurgias de hernioplastia, ou seja, cirurgia simples de hérnia.

Além do atendimento médico e ambulatorial, o HUJBB promove ação educativa externa e internamente sobre a prevenção e tratamento do HIV/Aids. A expectativa é atingir cerca de 400 pessoas entre usuários, profissionais e comunidade em geral. O grupo Os EnferMágicos foi convidado para interagir com os profissionais e usuários do Barros Barreto. O grupo é formado por alunos de graduação do curso de Enfermagem da UFPA, que aborda de forma lúdica temas relacionado à saúde para a prevenção e orientação de problemas de saúde.

O Bettina Ferro oferece 32 profissionais no mutirão entre eles estão médicos preceptores, médicos residentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem, e disponibiliza cirurgias de catarata a 40 pacientes e 20 de pterígio, conhecida como “carne crescida”. Além de 120 exames de videofaringolaringoscopia/naso fibrolaringoscopia e endoscopia nasal, 100 audiometriatonal, 90 imitanciometria e 90 otoemissões acústicas.

Procedimentos - Do número total dos hospitais envolvidos no Mutirão Nacional da Ebserh, 21 deles realizam cirurgias em mais de mil pacientes. Para os procedimentos ambulatoriais como exames, diagnósticos e ações educacionais preventivas 31 instituições hospitalares garantem atendimento a mais de 2,3 mil pessoas. Para garantir esse atendimento, cerca de mil profissionais de saúde foram mobilizados em todo o país.

Atualmente, a rede Ebserh conta com unidades filiadas em todo o país, quatro na Região Norte, entre eles o HUJBB e HUJBB, ambos vinculados ao Complexo Hospitalar UFPA. A empresa conta ainda com 17 no Nordeste, cinco no Centro-Oeste, sete no Sudeste e seis no Sul do país.

Texto: Cleide Magalhães e Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, com informações também da Ascom/Ebserh/DF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação