IMIGRANTES MEXICANOS - México anuncia medidas para proteger imigrantes nos EUA

Estima-se que mais de 11 milhões de imigrantes mexicanos vivam nos EUA (Foto: Pixabay)

Na última quarta-feira, 16, o México anunciou 11 medidas que buscam evitar que mexicanos que vivem nos Estados Unidos sejam vítimas de abusos e fraudes.

A medida foi tomada porque o presidente eleito Donald Trump disse, no último fim de semana, que vai prender ou expulsar de 2 a 3 milhões de imigrantes ilegais que têm antecedentes criminais ou que são identificados como membros de gangues ou traficantes de drogas.

A Secretaria das Relações Exteriores (SRE) do México vai colocar as medidas em prática a partir de sua embaixada e de seus 50 consulados nos Estados Unidos. Entre as medidas, a SRE vai ativar um telefone, disponível 24 horas, para informar sobre medidas migratórias ou para reportar incidentes; vai incentivar o uso de um aplicativo gratuito que tem informações sobre o cenário migratório atual, assim como dados de contato de consulados e prestadores de serviço migratório; e vai intensificar o registro e expedição de certidões de nascimento de filhos de mexicanos nascidos nos EUA.

Segundo Enrique Morones, diretor e fundador da organização Ángeles de la Frontera, as medidas “não vão ser suficientes, mas ajudam”. Estima-se que mais de 11 milhões de imigrantes mexicanos vivam nos Estados Unidos, sendo a maioria deles de forma ilegal. Espera-se que Trump e o presidente mexicano Enrique Peña Nieto se encontrem antes de o republicano assumir o cargo, em 20 de janeiro, para abordar temas da agenda bilateral.Gob.mx/Isto É

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação