EUA MÉXICO

Trump diz que vai erguer muro porque México é o país com mais crimes no mundo


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo que o país precisa erguer um muro na fronteira porque o México é o país com mais crime no mundo.

"Com o México sendo uma das nações com mais crime do mundo, devemos ter o muro. O México pagará por ele mediante reembolso/outros", escreveu Trump no Twitter.

Trump vive uma batalha orçamental para conseguir que o Congresso aprove recursos para a construção do muro, uma tarefa nada fácil devido à oposição dos democratas e de alguns congressistas republicanos que representam estados da fronteira.

O presidente ameaçou provocar uma paralisação parcial do governo se o Congresso não autorizar recursos para construir um muro com o México. E hoje, Trump voltou a afirmar que o México pagará posteriormente pela conta, sem dar mais detalhes.

Além disso, Trump perguntou hoje aos 36,8 milhões de seguidores que tem no Twitter se ele deve continuar negociando com México e Canadá o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

"Estamos no Nafta (o pior acordo comercial já realizado) com México e Canadá. Sendo ambos muito difíceis, deveríamos encerrá-lo?", questiono Trump na rede social.

No início da semana, durante um discurso em Phoenix, no Arizona, o presidente disse que "provavelmente" sairá do Nafta por considerar que tem poucas condições de chegar a um novo acordo com Canadá e México, país que, segundo Trump, prejudicou excessivamente a indústria americana.

O governo do México disse que as declarações de Trump são uma simples estratégia de negociação.

As renegociações do Nafta começaram no último dia 16, com encontros que duraram quatro dias. Os EUA afirmaram que o acordo prejudicou muito os americanos e afirmou que não é suficiente que ele seja apenas "retocado".EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação