HOTEL RYUGYONG - O misterioso hotel abandonado na Coreia do Norte

Construído para ser o maior hotel do mundo, obra se tornou 'elefante branco' (Foto: Wikipedia)

Um hotel em forma de pirâmide no coração de Pyongyang, capital da Coreia do Norte, carrega um dos maiores mistérios da construção civil. Projetado para ser o maior hotel do mundo, o Hotel Ryugyong nunca recebeu um hóspede e permanece inacabado após 30 anos do início das obras.

Com 330 metros de altura e 105 andares, o prédio começou a ser construído em 1987, um ano depois de a companhia sul-coreana SsangYong Group ter terminado o que até então era o hotel mais alto do mundo: o Westin Stamford, em Cingapura. O projeto foi iniciado por Kim Il-sung, avô do atual líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e fundador do país.

A expectativa é de que o hotel fosse concluído em dois anos e a partir daí abrigasse cassinos, casas noturnas e salões japoneses, além de atrair investidores ocidentais. No entanto, problemas com os métodos de construção e os materiais de baixa qualidade usados atrasaram o término da obra, que paralisou por completo em 1992 – após o fim da União Soviética e a maior crise econômica da Coreia do Norte.

A obra, que custou US$ 750 milhões, acabou se tornando motivo de vergonha para as autoridades norte-coreanas e passou a ser considerada um símbolo do fracasso econômico do país. O hotel chegou a ser chamado de “pior edifício do mundo” por uma delegação da Câmara de Comércio da União Europeia na Coreia do Norte.

Após mais de uma década abandonado, o conglomerado egípcio de telecomunicações Orascom Telecom firmou um contrato em 2008 com o país para reconstruir o hotel, como parte de um projeto de embelezamento da capital Pyongyang, e inaugurá-lo em 2012. A companhia chegou a colocar painéis de vidro para cobrir o cimento cinza do prédio e colocar anéis em seu topo, onde, supostamente, haveria um restaurante giratório. No entanto, a promessa não foi cumprida.

Apesar das falsas expectativas acerca do hotel Ryugyong, o regime de Kim Jong-un tem dado indícios de que está interessado em terminar o projeto iniciado por seu avô e a reforma do prédio tem sido uma prioridade na agenda do atual líder do país. Desde que Kim Jong-un assumiu o poder em 2011, algumas fases do projeto chegaram a ser finalizadas.

No final do ano passado, foram avistadas luzes no prédio pela primeira vez em anos e, durante a última semana de julho, as autoridades norte-coreanas retiraram os tapumes que ficavam ao redor do hotel e colocaram um outdoor com a mensagem “A poderosa nação dos foguetes”. Apesar disso, ainda não se sabe os planos para o futuro do prédio.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação