MINISTRO DO STF - Cresce a pressão popular pelo impeachment de Gilmar Mendes

Não é a primeira vez que Gilmar está no centro de uma controvérsia (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

A cada dia que passa, cresce a pressão popular para que Gilmar Mendes seja afastado do Supremo Tribunal Federal (STF). No último final de semana, uma petição online que pede o impeachment do ministro alcançou, em apenas três dias, a marca de 725 mil assinaturas. O manifesto, que planeja coletar 1 milhão de assinaturas, será entregue ao Senado, responsável por decidir se abre ou não processos contra ministros do STF.

A petição foi motivada pela polêmica decisão de Gilmar de mandar soltar o empresário Jacob Barata Filho. Acusado de envolvimento em um esquema de corrupção no setor de transporte do Rio, Barata estava preso desde junho deste ano.

A decisão de Gilmar gerou uma onda de críticas, por conta da relação pessoal que o ministro tem com Barata. A filha de Barata é casada com o sobrinho de Gilmar, que em 2013 foi padrinho do casamento do casal. Gilmar chegou a questionar as críticas a sua decisão. “Vocês acham que ser padrinho de casamento impede alguém de julgar um caso? Vocês acham que isso é relação íntima, como a lei diz? Não precisa responder”, disse o ministro, em entrevista dada repórteres.

O Ministério Público Federal no Rio (MPF-RJ) recorreu da decisão, enviando ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, um pedido de impedimento de Gilmar Mendes para atuar no caso, sob o argumento de suspeição do ministro.

Além de citar a participação de Gilmar no casamento da filha de Barata, os procuradores lembram que o advogado de Barata, Sérgio Bermudes, também é advogado de Gilmar; que a esposa de Gilmar, Guiomar Feitosa Lima Mendes, trabalha no escritório de Bermudes; e que o irmão de Guiomar (cunhado de Gilmar) é sócio do empresário em uma de suas empresas de ônibus. O MPF-RJ também ressalta que o número de telefone de Guiomar foi encontrado na agenda do celular de Barata, o que reforça a suspeição do ministro para decidir sobre a soltura do réu.Congresso em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação